Pela sua constituição e texturas, alguns alimentos não devem ser armazenados no congelador, segundo a nutricionista Bárbara Oliveira. Porém, muito de nós continuamos a fazê-lo por desconhecimento.
Veja abaixo cinco alimentos que deve evitar congelar:
1- Beringela
"Quando descongelada, a beringela fica mole pela quantidade de água que tem e manchada", diz a especialista em nutrição. No entanto, isto não quer dizer que nunca possa fazê-lo, sobretudo se o objetivo é usar a beringela para sopa. Aliás, "pode ser colocada com vários legumes cortados num saco hermético e deixar pronto para fazer sopa", recomenda Bárbara Oliveira.
Leia Também: Sete mandamentos para ter a barriga lisa a tempo das férias de verão
2- Tomate
"Os tomates crus perdem sua firmeza e tornam-se aguados quando descongelados, o que os torna inadequados para uso em saladas ou pratos com tomates frescos e firmes." Ainda assim, a nutricionista esclarece que os tomates podem ser congelados após a cozedura ou transformados em molho.
Leia Também: Qual destes alimentos consome regularmente? Fazem muito bem ao cérebro
3- Cenoura
Tal como a beringela, a cenoura corre o risco de ficar mole após ser descongelada. Todavia, pode ser congelada para ser utilizada em sopa, cozida ou assada.
4- Curgete
Apesar de, tal como a beringela, ser muito rica em água, "a curgete congela bem e não mancha". "Fica mole, mas pode ser à mesma utilizada nas receitas de sopa, cozida ou assada", refere também.
5- Pepino
Também é maioritariamente composto por água, o que faz com que, ao ser descongelado, fique mole e aguado.
Leia Também: Cancro. Médicos recomendam oito hábitos a adotar antes dos 50 anos