Será que a sua saúde cardiovascular fica melhor protegida se correr ou se preferir uns minutos de natação? Existem alguns prós e contras de cada um dos exercícios e o melhor é conhecê-los antes de decidir por qual praticar.
Ao 'website' SheFinds, os 'personal trainers' Chris Pruitt, John Mercer e Sarah Pelc Graca revelam tudo o que precisa de saber sobre cada um dos exercícios.
Natação
Os prós
Trata-se de um exercícios sem sustentação do peso. "Está suspenso na água e não a empurrar o chão", revela John Mercer. Assim, "pode reduzir o stress nas extremidades inferiores do corpo".
É ideal para pessoas com problemas nas articulações e para quem procura um treino com pouco impacto”, diz Chris Pruitt. Ajuda ainda a reduzir a pressão arterial e a massa gorda.
Leia Também: Conselhos da 'personal trainer' de Kim Kardashian para ficar em forma
Os contras
"Pode exigir uma aprendizagem de técnicas e pode ser desafiador para pessoas com fobia à água", continua. Pode também ser algo complicado para quem tem a pele sensível a produtos que são usados em piscinas.
Corrida
Os prós
"É eficaz para a saúde cardiovascular, queima calorias e melhora a densidade óssea." Chris Pruitt diz também que "correr acaba por ser um movimento natural". Também o facto de não ser preciso grande tipo de equipamentos é uma vantagem.
Os contras
Acaba por ser um treino de alto impacto o que pode causar stress nas articulações. "Pode ser necessário o uso de uns bons ténis de corrida", revela Chris Pruitt. "O clima pode ser uma condicionante de optar pelo ar livre e pode levar a lesões graves", continua Sarah Pelc Graca. Existem pessoas que podem achar que correr é algo monótono e chato.
E agora, qual escolher?
"A natação é um treino de baixo impacto para o corpo inteiro, ideal para quem tem problemas nas articulações, enquanto a corrida é um exercício de alto impacto que pode ser feito em quase qualquer lugar e é ótimo para desenvolver a força da parte inferior do corpo", diz Sarah Pelc Graca. Assim, pode escolher um ou outro, mas também juntar os dois à sua rotina. "Pode ser uma estratégia completa para melhorar a saúde cardiovascular."
Leia Também: Não prescinde da corrida, mesmo em dias de calor? Atente nestas dicas