Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Como é que o calor afeta o cérebro - e pode torná-lo mais agressivo

Um neurofisiologista explica como é que a função cognitiva é afetada pelas alterações de temperatura.

Como é que o calor afeta o cérebro - e pode torná-lo mais agressivo
Notícias ao Minuto

09:36 - 23/07/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Calor

A desidratação não é a única consequência do calor extremo. O cérebro também acaba por ser afetado com as altas temperaturas. Numa semana em que as temperaturas vão estar elevadas em Portugal, importa saber como é que o calor pode afetar a sua função cognitiva.

 

Ao jornal El País, a neurofisiologista Sandra Giménez começa por dizer que o cérebro acaba por trabalhar de forma mais lenta.

"O calor extremo afeta todas as funções cognitivas do cérebro. A nossa capacidade de reação, a capacidade de resposta ou a memória. Tudo custa muito mais. Não vamos dizer que os neurónios 'derretem', mas há um impacto. O desempenho é muito pior com altas temperaturas."

"Existem numerosos estudos que estabelecem ligações entre a saúde mental, o humor e o comportamento cerebral com o calor, por isso as pessoas com problemas de saúde mental são especialmente vulneráveis", explica a meteorologista e cientista Mar Gómez.

Leia Também: Bebe água fria nos dias de calor? Especialista alerta para os riscos

Revela que as pessoas com esquizofrenia acabam por ter mais dificuldades em regular a temperatura corporal. "As alterações de temperatura podem alterar os sintomas dos transtornos de humor. Pessoas que tomam medicamentos antidepressivos e antipsicóticos são especialmente vulneráveis aos efeitos do calor extremo."

Já o psicólogo Valentín Martínez revelou ao El País que a raiva, a agressividade e a violência estão também associadas ao calor. "O calor extremo pode aumentar a irritabilidade e diminuir o autocontrolo, o que pode se traduzir em comportamentos mais agressivos. A relação entre calor intenso e agressividade é real."

Explica que o calor obriga o cérebro a trabalhar mais para conseguir regular a temperatura, o que afeta a capacidade mental. “O hipotálamo funciona como uma espécie de termómetro do cérebro, ao estabelecer mecanismos para a regular, como a transpiração e a produção de adrenalina.

"Esta acaba por ser uma das maiores causas da irritabilidade quando passados por períodos de calor extremo."

Beber muita água, evitar a exposição prolongada ao calor, procurar lugares frescos, usar roupas leves e claras são algumas formas de conseguir regular a temperatura do corpo.

Leia Também: Faça isto à sua almofada para dormir bem nas noites de calor

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório