Cláudia Ferrão, de 37 anos, é técnica de análises clínicas. Marcelo Cachatra, também com 37, trabalha para o Ministério da Justiça. O casal sempre teve várias ideias para projetos paralelos à sua profissão, mas nada avançou até ao nascimento do primeiro filho. Aí decidiram arregaçar as mangas e criar uma marca de roupa para miúdos: a Ayah Kids.
"Após o nascimento do Gustavo, pensámos em criar algo. O nosso filho é, sem dúvida, a nossa inspiração, a nossa força, e é a ele que devemos a coragem de iniciar este processo. Queremos que comece por ser um extra na nossa vida, mas ambicionamos viver só dele", revela Cláudia Ferrão ao Lifestyle ao Minuto, no âmbito da rubrica Feito em Portugal.
É ao filho que devem também a escolha do nome do projeto. "Foi uma brincadeira no Google tradutor. Ayah significa papá em Malaio. Foi a primeira palavra que o Gustavo disse."
Na AyahKids encontra de tudo um pouco para vestir os mais pequenos com muito estilo. "Temos roupas e acessórios. Calças, jardineiras, conjuntos, vestidos e a nossa grande paixão, a coleção dos fatos de banho, à qual demos o nome de Namíbia. Temos também mantinhas, cobertores e bibes", continua.
Quando arrancaram com o projeto, tinham apenas peças entre os zero e os 36 meses. Depois, pensaram em alargar o leque. "Ainda temos algumas peças para os mais pequenos como os macacões 'Sunrise' e os bibes, mas alterámos as idades dos 12 meses até aos seis anos."
Para chegar ao resultado final, que pode ver na página de Instagram da Ayah Kids, são precisas várias etapas. "Procuramos, escolhemos, pedimos amostras, exploramos o fabricante e só depois avançamos com a compra. Depois, avaliamos os detalhes e segue ainda para uma costureira que faz as alterações que desejarmos. Só depois é colocada à venda."
Leia Também: Marshmellow. Esta marca de lençóis promete sonhos... deliciosos!
As jardineiras e os fatos de banho têm sido os mais procurados nas vendas online. Para já, são feitas através do Instagram enquanto o 'website' da marca não está operacional. Têm estado também presentes em feiras e mercados. Aqui, "os macacões 'Sunrise' esgotam sempre, assim como os bibes". As peças custam entre os oito e os 34 euros.
Apesar dos poucos meses do projeto, têm recebido comentários bastante positivos de quem teve oportunidade de comprar as peças da Ayah Kids. "Quando as pessoas mexem e sentem as peças que vendemos é muito bom ver as expressões. Isso reconforta-nos e dá-nos força."
Além da criação do "website" e de novas coleções, têm já andamento outras ideias. "Vamos criar uma parceria com uma associação de plantação de árvores, para acontecer nos próximos meses. O compromisso é dar uma parte do dinheiro por cada peça vendida a essa instituição."
Percorra a galeria para conhecer algumas das peças da Ayah Kids.
Leia Também: Sazorea, a marca de 'skincare' que tira partido do melhor dos Açores