Nem imagina como uma chávena de chá de alecrim com limão pode ser preciosa. A bebida junta os benefícios da erva medicinal com os da fruta. O resultado é um aliado poderoso para a saúde,
"O alecrim é uma ótima fonte de ferro, cálcio e vitamina B-6", explica a nutricionista Fernanda Mattos, também professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, ao Metrópoles. Além disso, "melhora a digestão e tem efeito diurético".
Leia Também: Alimentos que guarda no frigorífico desde sempre e não devia
Por sua vez, o limão é conhecido pelos seus poderes diurético e antioxidante. "É fonte de vitamina C, excelente para combater os radicais livres, que provocam o envelhecimento celular", realça a nutricionista Nara Oliveira, em declarações ao mesmo jornal.
Ainda assim, saiba o leitor que o consumo excessivo de chá de alecrim pode causar náuseas e vómitos. "A indicação é de uma a duas xícaras por dia, que é a dose considerada segura para a maioria das pessoas", aponta a nutricionista Jhenevieve Cruvinel.
Leia Também: Adicione duas especiarias ao café. Conselho de especialista
Pessoas com hipertensão, problemas renais ou gastrointestinais, assim como grávidas e lactantes, devem consultar um profissional da saúde antes de consumir este tipo de chá. No caso de pessoas que tocam medicação para a pressão alta, pode causar hipotensão, ou seja, uma queda de pressão abrupta que leva a desmaios e tonturas.
Com tudo isto em mente, eis os cinco benefícios desconhecidos do chá de alecrim com limão:
1- É um diurético natural;
2- Faz bem ao cérebro;
3- Preserva a visão;
4- Melhora a circulação;
5- Combate a inflamação.
Leia Também: Bactéria é a grande esperança no combate ao cancro da cabeça e pescoço