As estrias são causadas pelo estiramento excessivo da pele e pela rutura das fibras de colágeno e elastina que dão suporte à derme, a camada profunda da pele. Existem três tipos de estrias: estrias vermelhas, roxas e brancas. As estrias vermelhas são estrias em estádio inicial na pele, ou seja, são recentes, muito visíveis e sua coloração está associada à rutura de capilares sanguíneos. As estrias roxas estão em estágio intermediário. As estrias brancas são mais atróficas e antigas, apresentando essa coloração devido a uma perda da melanina que ocorre nesses tecidos.
Os tratamentos mais eficazes para tratar estrias são o Plasma Rico em Plaquetas combinado com microneedling, o laser CO2, radiofrequência microfracionada e endolift. O Plasma Rico em Plaquetas usa as propriedades regenerativas dos fatores de crescimento do próprio sangue para promover a regeneração do colagénio, elastina e ácido hialurónico. A combinação com microneedling permite potenciar a regeneração cutânea através de micropunções. É necessário realizar entre três-cinco sessões com uma periodicidade de um mês entre cada sessão.
Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética© Lisbon Plastic Surgery
Leia Também: O melhor antirrugas não é um sérum ou creme. Atente nestas dicas
O laser CO2 é uma tecnologia inovadora e altamente eficaz para o tratamento de estrias. Ele atua estimulando a produção de colagénio na pele, promovendo a regeneração celular e melhorando a textura e a aparência das estrias. São necessárias três-cinco sessões, um mês entre cada sessão. A radiofrequência microfracionada permite a combinação da técnica de radiofrequência com microagulhamento permitindo potenciar a regeneração do colagénio e melhorando seja as estrias brancas seja as vermelhas. Em estrias mais profundas e difíceis de tratar, o laser subdérmico ou endolift, permite uma estimulação das camadas profundas melhorando a atrofia cutânea e a flacidez associada.
Os cremes antiestrias que encontramos na farmácia hidratam e preparam a pele para evitar novas estrias, além de ajudarem com os ativos pro-colagénio para tratamentos minimamente invasivos no consultório. Mas não eliminam as estrias. Ajudam a melhorar a qualidade da pele, uniformizando a sua superfície. Hidratação com ingredientes naturais e extratos vegetais é um dos principais requisitos nos cremes antiestrias. É fundamental que um creme antiestrias contenha ácidos para fazer remodelação de colagénio. Ácido retinóico, glicólico, tricloroacético, mandélico e salicílico são os mais utilizados. Em termos de tecnologias de ponta podemos referir o endolift e os lasers fracionados.
Leia Também: Para uma pele (ainda) mais bonita: Este sérum atua enquanto dorme