"A dor ciática inclui dor, formigueiro, fraqueza ou adormecimento que se originam na zona lombar, descem pela região glútea até à porção posterior da perna, acompanhando o trajeto do nervo ciático", explica o portal de saúde CUF.
O Today, do canal NBC, falou com a fisioterapeuta Colleen Louw para perceber que exercícios pode fazer sozinho em casa para conseguir aliviar e prevenir a dor ciática.
"São exercícios que vão fazer com que possa ter o fluxo sanguíneo de volta para dentro e à volta do próprio nervo", explica o especialista.
As flexões de braços são uma das sugestões. Deitado de barriga para baixo, levante o tronco com a ajuda dos cotovelos e mantenha a anca no chão. Deve manter a posição durante 10 segundos.
Noutro exercício, deve começar deitado de costas. Cruze a perna sobre o joelho oposto, mantenha a posição durante 20 segundos. Depois, faça ainda a postura 'angry cat', também usada no ioga.
Coloque-se de gatas e arqueie as costas ao colocar os glúteos mais perto dos calcanhares. Colleen Louw refere que também pode pode alongar apenas os joelhos. Deite-se de costa e traga um joelho até ao peito. Mantenha durante 10 segundos e faça o mesmo com a outra perna.
Pode também realizar o exercício com os dos joelhos ao mesmo tempo. Mais uma vez, deve segurar as pernas ao longo de 10 segundos.
Sentado, estique uma perna e mexa o pé para cima e para baixo. Esta é outra dica, assim como alongar a pernas. Deite-se e estique uma perna para cima. Mantenha-a direita durante alguns segundos.
Leia Também: Exercícios para pôr fim às dores no pescoço em menos de nada