Barack Obama e Bill Gates são algumas das personalidades que têm em comum o facto de serem canhotas. Segundo o portal de Serviço Nacional de Saúde, é estimado de 10% da população seja esquerdina. Esta terça-feira, assinala-se o Dia Mundial do Canhoto.
O neurologista José Vale assina um artigo no portal do grupo Lusíadas Saúde em que responde a uma das questões mais comuns sobre esquerdinos: se usam, ou não, mais o lado oposto do cérebro.
Leia Também: Como é que o calor afeta o cérebro - e pode torná-lo mais agressivo
"Apesar de a maioria dos destros usar mais o hemisfério esquerdo no processamento da linguagem, não podemos dizer que o mesmo aconteça para os canhotos", começa por dizer.
"Um estudo da Universidade de Wellington, na Nova Zelândia, diz que 70% dos esquerdinos usam mais o lado esquerdo do cérebro do que o direito", continuou. O médico explica também como se pode definir um canhoto do ponto de vista neurológico.
Refere que se dividem em dois grupos. “Os que o são porque sofreram uma lesão do hemisfério cerebral esquerdo e têm verdadeiros problemas (pior desempenho escolar e maior risco de problemas cognitivos e psiquiátricos) e os que o são naturalmente por influência genética.”
Leia Também: Especialistas revelam o que deve comer quando está ansioso