O médico Pedro Andrade alerta que a farinha branca lidera o top de alimentos vilões. Em declarações ao jornal Métropoles, no âmbito da rubrica, 'Claudia Meireles', disse que o uso deste tipo de farinha está associado a vários problemas de saúde, como "desequilíbrio das taxas de açúcar no sangue, aumento de processos inflamatórios e oscilação de pH". "É veneno", atira.
De acordo com Pedro Andrade, este alimento também "pode causar um aumento das taxas de mau colesterol, o LDL, devido à subida dos níveis de açúcar no sangue".
Leia Também: Há uma fruta exótica que combate a gordura no fígado e o colesterol alto
Para compensar o facto de ser um alimento com baixos nutrientes e fibras, "vários fabricantes utilizam farinha enriquecida, que é a farinha branca com adição de algumas vitaminas e minerais, que normalmente são adicionados quatro ou cinco ao custo de 10 perdidos no refinamento", explica.
O médico recomenda a substituição de farinha branca por farinha integral ou de coco por "melhorar a função intestinal e conter uma grande quantidade de fibras", de linhaça, por ser fonte de propriedades antioxidantes e prevenir o colesterol alto, e ainda a de quinoa, que é rica em proteínas e aminoácidos essenciais.
Leia Também: Substância detetada na fruta pode ajudar a ter uma vida mais longa