Feng Shui. Especialista revela os erros e o que precisa de mudar em casa

Paula Margarido é autora do recente livro 'Feng Shui - Harmonia em Casa e na Vida'. Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, explica como esta obra o pode ajudar a ser mais feliz. Indica ainda alguns erros que muitas pessoas acabam por fazer quando tentam aplicar esta arte e filosofia chinesa.

Notícia

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
23/08/2024 08:45 ‧ 23/08/2024 por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Feng Shui

Nas redes sociais e em pesquisas rápidas na Internet é capaz de encontrar algumas dicas de Feng Shui. Desde pequenas trocas nas divisões em casa, à compra de novos objetos, tudo parece fazer algum sentido. Mas será que é mesmo eficaz?

 

"O que aconselho sempre é que vejam se o conteúdo é de fonte fidedigna. O melhor será sempre consultar livros de Feng Shui de autores e especialistas." Quem o diz é Paula Margarido, arquiteta e designer de interiores que lançou o livro 'Feng Shui - Harmonia em Casa e na Vida', publicado pela Manuscrito Editora.

Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, revela alguns dos erros que as pessoas mais praticam ao tentar trazer uma nova vida à sua casa com base em ensinamentos desta arte e filosofia, se é mesmo preciso comprar tudo novo e qual a melhor altura para renovações.

Notícias ao Minuto Paula Margarido é arquiteta, designer de interiores e especialista em Feng Shui© Hugo Antunes  

Revela ainda que o Feng Shui não se fica apenas por dicas na decoração que o podem deixar mais feliz. Sabia que também há ensinamentos para a vida sexual? "Pode trazer melhorias em vários setores na nossa vida, tal como os relacionamentos e as finanças."

Como surgiu a ideia de criar este livro?

Este livro tem como objetivo concluir a trilogia. O primeiro livro que lancei foi o 'Destralhe a Sua Casa', o segundo 'Uma Casa Organizada' e o recentemente publicado ‘Feng Shui - Harmonia em Casa e na Vida’. 

O que foi mais complicado em todo o processo?

O menos fácil foi não ter tempo para escrever. Os temas que falo no livro são temas que dou nas aulas no curso de Feng Shui e na consultoria de Feng Shui.

Notícias ao Minuto O livro custa 17,90 euros© Manuscrito Editora  

Era uma obra que faltava?

Este livro é a conclusão de todo o processo. Para aplicar o Feng Shui na nossa casa, é necessário primeiro destralhar a casa, depois limpar e organizar e por fim aplicar os vários conselhos e técnicas de Feng Shui.

Como surgiu esta sua paixão pelo Feng Shui?

A minha paixão pelo Feng Shui surgiu em 2008, quando comecei a estudar. Frequentei o curso profissional na Escola Nacional de Feng Shui e senti que fazia todo o sentido para mim e podia aplicar nos meus projetos de arquitetura. 

Como podemos definir o Feng Shui?

O Feng Shui é uma arte com origem na China, há quatro mil anos. Traduzido à letra, significa 'vento e água'. Além de ser uma arte e uma filosofia, o Feng Shui é uma prática, uma ferramenta que podemos utilizar de maneira a impactar positivamente todos os aspectos da nossa vida. 

Leia Também: Três mudanças simples que podem ajudá-lo a dormir (muito) melhor

Muitas vezes, as pessoas procuram dicas de Feng Shui na Internet e tentam aplicar. Será que é o mais correto, sem perceber de facto se é algo que vem de um especialista na área?

O que aconselho sempre é que vejam se o conteúdo é de fonte fidedigna. O melhor será sempre consultar livros de Feng Shui de autores e especialistas em Feng Shui e que tenham experiência. 

Erros? Colocar espelhos perto da cama, ou colocar um espelho em frente da porta de entrada

Quais são os principais erros que as pessoas cometem na decoração das suas casas que vão contra as ideias do Feng Shui?

Há alguns erros, como por exemplo, colocar espelhos perto da cama, ou colocar um espelho em frente da porta de entrada. Outra situação é colocar apenas uma mesa de cabeceira no quarto do casal. Por vezes, também encontro alguma falta de equilíbrio e harmonia nas várias casas que visito.

Qual é a pequena mudança que pode fazer diferença numa casa?

São várias pequenas mudanças como: usar plantas, arejar a casa e manter a casa organizada e limpa e sem tralha.

Em todas as divisões é possível aplicar os conceitos do Feng Shui?

Sim, de acordo com o Baguá, que é uma grelha com nove setores, podemos aplicar o Feng Shui no quarto, na casa de banho, na cozinha, na sala e no escritório. Através das técnicas do Feng Shui podemos aplicar as cores correctas, os cristais adequados, as plantas purificadoras, os objectos e formas para cada sector do Baguá.

Existe uma melhor altura do ano para fazer alterações em casa, ou é possível durante todo o ano?

É possível fazer sempre em qualquer altura. A primavera, para mim, é uma altura muito boa, porque podemos renovar a energia da nossa casa com uma limpeza da estação, podemos destralhar a roupa dos roupeiros e de seguida organizar e arrumar a casa. Só depois de concluir todo o processo é que é possível aplicar as técnicas do Feng Shui. 

Ninguém duvida do impacto que o ambiente que nos rodeia tem nas nossas vidasÉ preciso comprar tudo de novo ou basta apenas melhorar a organização do que já existe?

Ter de comprar tudo novo é um mito. Para mim, é possível aproveitar o que a pessoa tem e organizar e colocar cada objeto no sítio certo. Por vezes, as pessoas têm peças tão bonitas e estão guardadas em arrecadações ou no sótão.

Há quem acumule muita coisa em casa sem precisar delas. Como é que uma pessoa pode gerir este processo de destralhar?

É essencial a pessoa destralhar a casa para renovar a energia. No livro ‘Destralhe a Sua Casa’, explico os vários passos para destralhar, como deve fazer e as alturas ideais. Indico também que cada pessoa tem o seu ritmo. Há pessoas que destralham a casa em três dias e outras levam seis meses ou um ano. 

Como é que estas pequenas mudanças em casa podem fazer com que uma pessoa seja mais feliz?

Ninguém duvida do impacto que o ambiente que nos rodeia tem nas nossas vidas. Ao aplicar as técnicas de Feng Shui, ao arrumar a casa e ao personalizar a sua casa vai sentir mais gosto em receber os seus amigos. Vai sentir que a sua casa é o seu porto de abrigo e isso deixa qualquer pessoa feliz.

Uma casa mal estruturada pode fazer com que uma pessoa se sinta infeliz?

Sem dúvida! Uma casa que tem tralha a mais, que está desorganizada tem uma vibração energética baixa, o que vai fazer que a pessoa se sinta infeliz. O ambiente pouco acolhedor e confuso faz com que a pessoa tenha pouco foco e se sinta desconfortável.

O Feng Shui também pode trazer melhorias aos relacionamentos e a uma relação sexual?

Sim, o Feng Shui pode trazer melhorias em vários setores na nossa vida, tal como os relacionamentos e as finanças. Basta incentivar os setores correspondentes e aplicar as chamadas ‘curas de Feng Shu’ que estão descritas no novo livro.

No livro, não fala apenas de decoração, que é algo que associamos mais à Feng Shui. Que outras áreas são abordadas?

Este livro é um guia prático, em que irá aprender os princípios básicos do Feng Shui, como o Baguá, as nove curas básicas ou a astrologia Ki das nove estrelas, a identificar e resolver manifestações de bloqueio de energia Chi na sua casa e dicas infalíveis para atrair o amor, o sucesso, a harmonia e a prosperidade para a sua vida.

Leia Também: Feng Shui. Como reorganizar o quarto para ter mais sorte

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas