Cães são considerados - desde sempre - os melhores amigos dos humanos. Porquê? Existem múltiplas razões para os patudos merecerem este título. Por isso, neste Dia Mundial do Cão, 26 de agosto, relembramos os benefícios para a saúde de ter um cão em casa.
Segundo os cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, autores do 'Get Healthy, Get a Dog', um relatório especial de saúde, existe "um número crescente de estudos mostra que ter um cão pode proporcionar companhia; ajudá-lo a ser mais ativo; tornar as crianças mais calmas, mais seguras e mais responsáveis; melhorar a vida das pessoas idosas; ajudá-lo a ser mais calmo, mais atento e mais presente na sua vida; torná-lo mais sociável e menos isolado; e aliviar o stress".
Para além disto, outros estudos concluíram que os donos de cães têm "uma tensão arterial mais baixa e níveis de colesterol mais saudáveis, assim como um menor risco de doença cardíaca" do que as pessoas sem cães.
Claro, os donos de cães também "são menos propensos a crises de solidão, ansiedade e depressão" e, aliás, a simples ação de "acariciar o seu cão pode fazer com que se sinta menos stressado".
Leia Também: O seu gato come depressa? Veterinária explica o que está a acontecer