Deco alerta: O popular queijo flamengo fatiado tem um senão

A Deco PROteste avaliou 26 amostras de queijo fatiado testadas e as conclusões não são tão animadoras como esperávamos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/09/2024 11:42 ‧ 02/09/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

"A quantidade de sal e de gordura pede um consumo moderado de queijo flamengo." O alerta foi feito pela  Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

 

Depois de avaliar 26 amostras de queijo flamengo fatiado (15 de flamengo clássico e outras 11 com redução de teor de gordura), refere que "os teores aceitáveis de sal vão até um grama por 100 gramas. Contudo, nenhum queijo analisado obedece a este limite, ultrapassando-o: os teores oscilam entre 1,06 e 1,8 gramas". 

Leia Também: É isto que os vendedores de fruta fazem para a melancia durar mais tempo

Ainda assim, nem tudo é mau. As análises microbiológicas, acrescenta, "não revelaram problemas de higiene e conservação, apesar de se tratar de queijo fatiado, o que implica transformação e manuseamento".

Quanto à quantidade de gordura, a Deco explica que é excessiva quando supera os 20 gramas (g) por 100 g, o que "é frequente nos queijos clássicos". "Nas versões 'light' ou com menos gordura, os valores reduzem-se, em média, para 16 gramas por 100 gramas, variando entre menos 30% e menos 50% de gordura, de acordo com o declarado nos rótulos. Em termos energéticos, reflete-se na diminuição de 15% a 35% de calorias face à versão clássica", acrescenta, sublinhando que "a alegação 'light' de algumas marcas é legítima, uma vez que, por lei, um produto deve ter redução de, pelo menos, 30% num macronutriente; neste caso, é a gordura".

A Deco refere que o queijo flamengo clássico analisado contém, em média, 29% de gordura, resultando em 352 calorias (kcal) por 100 g. Já o 'light' tem por 16% de gordura e 255 kcal por 100 g. 

Leia Também: Cinco alimentos que ajudam a 'derreter' a gordura teimosa na barriga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas