Infelizmente, os vegetais de folhas verdes, como a couve 'kale', são uma das fontes mais comuns de com agentes patogénicos de origem alimentar, incluindo o norovírus. Isto significa qu, antes de usar ou consumir, tem de a lavar muito bem.
Como? Tem de seguir as dicas de Mary Anne Amalaradjou, uma professora de microbiologia alimentar na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, citada no site de Martha Stewart.
Leia Também: Lavar as frutas e vegetais com água não chega. Eis o que deve fazer
Como lavar couve 'kale':
- Primeiro, antes de lavar qualquer tipo de alimento, limpe e desinfete o lava-loiça, a torneira e o espaço do balcão;
- Lave as mãos durante 20 segundos com água morna e sabão antes e depois de manusear os produtos;
- Retire as folhas da couve 'kale' dos talos e coloque-as num escorredor;
- Lave a couve em água corrente fria. Tente virar as folhas enquanto as vai enxaguando para garantir que cada centímetro fique lavado;
- Depois de enxaguar as folhas da couve, seque-as muito bem um pano limpo, com uma folha de papel de cozinha ou numa centrifugadora de salada para remover o excesso de humidade.
Também pode usar vinagre ao lavar a couve, algo que pode ajudar a eliminar melhor a sujidade, acrescenta a cientista. Basta enxaguar a couve numa solução de água e vinagre (meia chávena de vinagre branco destilado por uma chávena de água) e depois enxaguar com água limpa. Seque e guarde como faz sempre.
Leia Também: Andamos todos a lavar mal as frutas e vegetais? Cientistas esclarecem!