"Nunca ofereças pudim de chia ao teu bebé", avisa a nutricionista Ana Rachid, através da rede social Instagram. É que, "apesar de todos os benefícios nutricionais que a chia oferece, a forma como age no estômago do bebé pode levantar algumas preocupações", sublinha.
Ao utilizar a semente de chia inteira, demolhada, "quando entra em contato com líquidos expande e forma uma base gelatinosa. Mesmo quando preparada antes, como no pudim de chia, essas expansão continua no estômago".
Leia Também: Atenção a estes alimentos populares. São 'veneno' para o coração
Mais: "Embora o pudim de chia seja uma ótima estratégia de perda de peso para adultos, porque proporciona saciedade, nos bebés essa característica é prejudicial. Queremos que o bebé no início da introdução alimentar receba os nutrientes adequados e em quantidades adequadas". "Dar pudim de chia a bebés, mesmo com seis, nove ou 12 meses, não é uma boa escolha", reafirma, justificando que "a textura gelatinosa causa saciedade, impedindo o consumo de refeições ricas em nutrientes essenciais na introdução alimentar".
Se mesmo assim quiser incluir chia na alimentação do seu bebé, a o recomendado é triturá-la. Assim, "mantém os benefícios sem formar o gel que causa saciedade excessiva".
Leia Também: Emagrecer? Nutricionista revela o que jamais compraria no supermercado