Para fazer a depilação (ou a barba) deve ter "um pouco de fricção e lubrificação para permitir que a lâmina deslize bem na pele", afirma Karan Lal, dermatologista, citado na Prevention. É algo muito importante porque quando "não há esse tipo de fricção, é quando as pessoas ficam com cortes, cicatrizes, borbulhas, pelos encravados, infecções", acrescenta.
Isto significa que "os géis depilatórios e cremes são extremamente importantes, tornando o pelo mais macio para ajudar o processo a ser mais suave e fácil".
Leia Também: Queda de cabelo? Está (mesmo) a precisar destas vitaminas
Quando não os tem pode encontrar alguns substitutos eficazes e seguros em casa. Idealmente "a alternativa tem de ajudar a lâmina a deslizar sobre a pele e minimizar a irritação e o ardor", aconselha Nazanin Saedi, outra dermatologista. Quer exemplos?
Quatro alternativas ao gel (ou creme) depilatório que tem em casa:
- Aloé vera. Tem benefícios de hidratação e um efeito refrescante, diz a dermatologista;
- Óleo para bebé. Rachel Westbay, outra dermatologista, recomenda o óleo para bebé, "um ótimo substituto que promove a hidratação e não é demasiado agressivo para a pele";
- Óleo de coco. É um hidratante eficaz que também pode ser utilizado como alternativa, diz Nazanin Saedi. "Também gosto do facto de o óleo de coco ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias", acrescenta. É importante lembrar que o óleo de coco pode obstruir os poros;
- Azeite. É 'amigo' do cabelo e da pele e contém vitaminas E e K, ambas muito importantes para a pele e o sangue, afirma. É importante lembrar que pode ser oleoso e que não deve usar na cara.
Leia Também: Como salvar o cabelo após o verão, segundo um especialista