Popular na medicina tradicional, a sálvia exerce um importante papel na saúde. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhora a memória.
A nutricionista Carla de Castro explica, em declarações ao jornal Metrópoles, que a sálvia possui nutrientes essenciais como magnésio, cálcio, vitamina A e K, além de antioxidantes como flavonoides e ácidos fenólicos. "A vitamina K e o cálcio podem contribuir para apoiar o processo de manutenção da densidade óssea, ajudando a prevenir a osteopenia ou a osteoporose", sublinha.
Leia Também: Se ainda não dorme com um frasco de alecrim perto de si, comece a fazê-lo
A especialista em nutrição destaca ainda que esta planta traz importantes benefícios para a função cognitiva. "Alguns óleos já incluem a sálvia como um dos compostos e tem sido associada à melhoria da função cognitiva e da memória. Isto acontece porque a sálvia tem a capacidade de inibir uma enzima chamada acetilcolinesterase, que degrada a acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a memória e o aprendizado."
Mais: "A sálvia contém ácido rosmarínico, um polifenol que auxilia na regulação dos níveis de glicose no sangue. Alguns estudos indicam que a sálvia pode melhorar a sensibilidade à insulina, facilitando a utilização da glicose pelas células e ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados”, diz.
Leia Também: Não deite fora! Veja como deixar panelas queimadas como novas