É possível que a gravidez cause mais alterações no cérebro do que pensa
Conheça os resultados de um novo estudo feito nos Estados Unidos.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Já quase todos sabem que a gravidez causa mudanças significativas no corpo. Para isto ainda melhor uma equipa de investigadores da Universidade de Santa Bárbara, nos Estados Unidos, criou um mapa exaustivo, um dos primeiros, onde mostram a forma como o cérebro se altera ao longo da gravidez. Foi tudo explicado no estudo disponibilizado na Nature Neuroscience.
Para o fazerem, os cientistas decidiram recrutar uma mulher que estava grávida pela primeira vez e analisaram o seu cérebro de poucas em poucas semanas, começando antes da gravidez e terminando dois anos depois.
Depois de analisarem os dados recolhidos perceberam que existem efetivamente "alterações na matéria cinzenta e branca do cérebro ao longo da gestação, sugerindo que o cérebro pode ter uma neuroplasticidade surpreendente", mesmo na idade adulta, explica os cientistas, em comunicado.
Com a sua abordagem de imagiologia de precisão conseguiram "captar a reorganização dinâmica do cérebro da participante com um pormenor extraordinário".
Perceberam ainda que as alterações mais pronunciadas foram uma diminuição do volume da massa cinzenta cortical, a parte exterior enrugada do cérebro, explicam. É possível que esta mudança indique uma "afinação" dos circuitos cerebrais, não muito diferente do que acontece com todos os jovens quando passam pela puberdade", acrescentam. Isto significa que a gravidez reflete provavelmente outro período de aperfeiçoamento cortical.
Leia Também: Três cuidados para prevenir e tratar hemorroidas na gravidez
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com