É importante escovar o cabelo regularmente para evitar que fique estragado. Também deve estar atento ao estado da escova e, segundo uma tricologista, citada no Mirror, tem de limpá-la regularmente. Anabel Kingsley avisa que com o tempo, a escova pode ficar revestida de bactérias, poluição ambiental, suor, óleos, assim como de pele morta e restos de produtos.
Infelizmente, a sujidade pode alterar o pH do cabelo, o que ajuda a distribuir o sebo e garante que o seu couro cabeludo está saudável, acrescenta.
Leia Também: Pense duas vezes antes de voltar a deitar-se com o cabelo neste estado
Isto significa que usar uma escova suja pode causar alguns sintomas muito desagradáveis, como a inflamação do couro cabeludo, a irritação e a caspa, avisa. Também pode fazer com que o cabelo fique oleoso mais rapidamente.
Tendo isto em conta aconselha que limpe a escova a cada 20 utilizações. Como? Nicole Jaques, uma especialista em limpezas, citada no mesmo jornal, explicou o que deve fazer e recomenda que utilize uma tesoura para cortar os cabelo presos na escova.
Siga o passo a passo:
- Encha uma tigela grande, ou o lava-loiça, com água morna, acrescente champô suave ou bicarbonato de sódio. Coloque a escova na solução e deixe-a de molho durante 20 minutos;
- Depois, com uma escova de dentes limpa, esfregue todas as partes da escova;
- Lave com água morna e deixe secar. Para terminar, use álcool para desinfetar a escova, aconselha.
Leia Também: Dermatologista recomenda três óleos contra a queda de cabelo