Não vale a pena ignorarmos o 'elefante no meio da sala': na realidade, não há nenhum alimento que vá fazer com que emagreça milagrosamente, do dia para a noite. Porém, existem aliados. A melancia, por exemplo, é um deles que pode dar uma boa ajuda.
A nutricionista Fernanda Lima, do Hospital Sírio-Libanês Fernanda Lima, no Brasil, quatro vantagens que a melancia pode proporcionar. A saber:
1- Ajuda a perder peso
"É um alimento de baixa densidade calórica, rica em água e fonte de micronutrientes, como vitamina A, C, magnésio, fósforo e potássio. Como tal, pode ser uma aliada em dietas com restrição calórica", começa por dizer, ressalvando que "nenhum alimento por si só tem a capacidade de emagrecer ou engordar".
Leia Também: Acha que sabe cozer ovos? Olhe que não
2- É pouco calórica
Uma fatia fina de melancia possui cerca de 100 gramas e apenas 30 calorias. De acordo com a especialista em nutrição, isso faz com que possa comer até três porções da fruta ao longo do dia.
3- Melhora a performance desportiva
A melancia contém um aminoácido chamado L-citrulina, que é um vasodilatador e possibilita o transporte de oxigénio e nutrientes para os músculos. "Alguns estudos mostram que a l-citrulina pode estar associada a uma melhoria da frequência cardíaca e redução da fadiga muscular em desportistas. Além disso, por ser rica em água no pós-treino é uma excelente opção para auxiliar na hidratação", refere também.
4- Desincha o corpo
"Nenhum alimento sozinho tem o poder de desinchar a barriga, mas a melancia, por ser um alimento composto por 90% de água, tem um efeito mais diurético."
Leia Também: Há uma solução simples para evitar que as maçãs fiquem castanhas