Mesmo que durem apenas 30 segundos, pequenos treinos que aumentem a frequência cardíaca são o suficiente para queimar muitas calorias, conclui um estudo publicado recentemente na revista científica Proceedings of the Royal Society B, que sugere que fazer várias pausas durante o cardio pode levar a um gasto energético mais intenso do que se julgava.
Leia Também: Três dicas para conseguir mesmo emagrecer (e manter o peso) em 2024
A investigação, realizada por fisiopatologistas da Universidade de Milão, em Itália, revela que exercícios curtos de cardio de baixa intensidade são mais eficientes na queima de calorias, em comparação com os mais longos. Ou seja, na prática é melhor caminhar um pouco, parar e recomeçar.
O estudo contou com a participação de 10 voluntários de 27 anos que fizeram sessões intensas de exercício físico num equipamento que simula a subida em uma escada e passadeira. Cada participante realizou os dois exercícios em cinco intervalos de tempo: 10, 30, 60, 90 e 240 segundos. O gasto de oxigénio de todos os participantes foi medido antes, durante e depois para medir a eficácia do treino.
Leia Também: Para emagrecer até ao final do ano, inclua estes exercícios nos treinos