O chá verde é amplamente conhecido pelos seus inúmeros benefícios para a saúde, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Mas sabia que essa bebida milenar pode ser um verdadeiro aliado para o cérebro? Segundo a nutricionista Thaiz Brito, a bebida protege o cérebro e torna a memória tão resistente como a de um elefante.
"A bebida contém cafeína e ajuda a melhorar o estado de alerta, repercutindo também na memória e atenção", começa por apontar, num artigo do jornal Metrópoles, realçando também que é "produzida a partir da Camellia sinensis, é rica em antioxidantes, aminoácidos e vitaminas como B, E, C, além de cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro".
Leia Também: Seis dicas que contribuem para um melhor funcionamento do metabolismo
A especialista menciona ainda um estudo publicado em 2017 que os efeitos benéficos do chá verde não se devem apenas a uma substância, mas sim à combinação da cafeína com a L-teanina, "um aminoácido encontrado principalmente em alimentos de fontes vegetais, como o chá verde e cogumelos". "A substância é conhecida pelos seus efeitos positivos no foco e na atenção, no sono reparador e na proteção do cérebro contra os danos oxidativos", explica.
Contudo, este tipo de chá não deve ser consumido em excesso, "principalmente devido aos seus efeitos estimulantes". "Para indivíduos que sofrem de enxaquecas ou de doenças hepáticas, o chá verde deve ser evitado", alerta.
Em pessoas saudáveis, "doses moderadas podem contribuir contra o envelhecimento precoce, retenção de líquidos e até no controle do colesterol, devido a todos os nutrientes presentes nele". "Além disso, consumi-lo pela manhã irá contribuir para um melhor humor, foco e atenção", remata.
Leia Também: Três chás que evitam gases e melhoram a digestão. Cada gole é um alívio!