Se procura formas simples e deliciosas de aumentar a sua longevidade, o 'segredo' pode muito bem estar num pequeno alimento: a noz. E não somos nós que dizemos. Um grupo de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, provou que o consumo regular de nozes pode aumentar em 1,3 anos a esperança de vida e diminuir o risco de morte por doenças cardiovasculares, segundo um estudo publicado na revista científica Nutrients e mencionado pelo jornal Metrópoles.
"Descobrimos que um punhado de nozes por semana pode ajudar a promover a longevidade, especialmente entre pessoas que não têm uma dieta de qualidade. É uma dica prática que pode ser seguida por indivíduos que estão a tentar melhorar a saúde", resumiu Yanping Li, o principal autor do estudo.
Leia Também: Todos temos em casa o chá (barato) que ajuda a ter 'memória de elefante'
Ao jornal Metrópoles, a nutricionista Laura de Souza Silva referiu que todas as oleaginosas são fontes de ómega 3, 6 e 9, responsáveis por diminuir o mau colesterol (LDL). A especialista recomenda o consumo de um punhado de oleaginosas por dia, o equivalente a 20 gramas.
"Pode fazer um mix, mas não abuse na quantidade, pois cada grama de oleaginosas possui nove calorias, o que pode atrapalhar a perda de peso, se forem consumidas exageradamente", lembrou.
Leia Também: A superfruta tropical que ajuda a atingir uma forma física invejável