O micro-ondas é um eletrodoméstico que dá muito jeito em casa. Seja para aquecer ou descongelar alimentos, é bastante usado. É um método rápido que poderá afetar de alguma forma os alimentos? Será que retira os nutrientes?
O agregador de blogues falou com um dietista para perceber melhor esta questão. "As moléculas de água são um pouco como pequenos ímans, têm um lado positivo e um lado negativo", começa por dizer Adrian Hernandez.
"Todas as formas de confeção dos alimentos, seja assar, ferver ou fritar acabam por resultar em alguma perda de nutrientes", continua. "O grau de perda de nutrientes varia com base em vários fatores, incluindo tempo de cozedura, intensidade do calor e a qualidade do alimento."
Ainda assim, podem existir alguns pontos positivos. "Com o micro-ondas, a comida cozinha rapidamente e geralmente usa pouca ou nenhuma água. Desta forma, pode acabar por reter mais nutrientes."
Poderá ser benéfico para preservar algumas vitaminas que são mais sensíveis ao calor, como a vitamina B e C. Desta forma, sugere que a comida seja aquecida a uma temperatura mais alta num curto espaço de tempo.
Leia Também: Saiba o que deve comer sempre que viaja de avião