Na hora de consumir presunto, há algo que não deve esquecer-se. Segundo um artigo da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, deve retirá-lo do frigorífico 10 a 15 minutos antes, "para alcançar a temperatura adequada e retomar as suas características, em termos de textura, sabor e aromas". "O que sobrar deve voltar quanto antes para o frigorífico", diz.
Na loja, opte por "um presunto com cor uniforme, sem cristais de sal na superfície (caso contrário, poderá ser muito seco) e não demasiado brilhante, pois pode indiciar uma textura pastosa e pouco agradável. A gordura deve ser branca-nacarada (e não amarela, sinal de ranço)", sugere.
Leia Também: Lingrinhas? É isto que deve fazer para passar a matulão e queimar gordura
Refere também que os pequenos pontos brancos na superfície "não são um fator depreciativo". "Surgem naturalmente durante a cura do presunto e podem até ser um indicativo de qualidade", explica.
Já em casa, conserve o presunto fatiado no frigorífico. "Se não abrir a embalagem, pode guardá-la durante vários meses (veja a data de validade no rótulo). Uma vez aberta, conserve-a num recipiente fechado e consuma o presunto, de preferência, no prazo de três a cinco dias."
"Manchas azuladas denunciam bolor e um sabor demasiado ácido ou a ranço são também sinais de que o produto se deteriorou", explica.
Leia Também: Está provado que alimento mencionado na Bíblia contribui para vida longa