Segundo um novo estudo, as pessoas que bebem cerveja fazem uma alimentação de menor qualidade, são menos ativas e têm maior probabilidade de fumar cigarros do que as pessoas que bebem vinho, licor ou uma combinação de ambos.
Para o estudo, que será apresentado e publicado no domingo, 17 de novembro, os investigadores analisaram as respostas a um inquérito, em que participaram quase dois mil adultos norte-americanos.
Leia Também: Pode combater as dores de costas com a alimentação. Sabia?
Todos referiram o seu consumo atual de álcool e, assim, os cientistas compararam a qualidade da dieta entre pessoas que consomem apenas cerveja (38,9%), apenas vinho (21,8%), apenas licor (18,2%) ou uma combinação de tipos de álcool (21%).
"Nenhum dos grupos de consumidores de álcool chegou perto de atingir a pontuação de 80 pontos, considerada a de uma dieta adequada no Índice de Alimentação Saudável de 100 pontos", explica Madeline Novack, a líder do estudo, em comunicado.
Leia Também: Especialistas alertam sobre o uso de cerveja para fortalecer o cabelo
Mas, ao mesmo tempo, concluíram que "os consumidores de cerveja tiveram a pontuação mais baixa, mais especificamente de 49". Já "os consumidores de vinho obtiveram 55 pontos", os de licor e que combinavam diferentes tipos de álcool "obtiveram quase 53 pontos", acrescenta a investigadora.
Para além disso, os indivíduos que "bebiam apenas cerveja, tinham mais probabilidade de serem do sexo masculino, mais jovens, fumadores e com baixos rendimentos". Também "apresentaram um consumo calórico total diário mais elevado, ajustado ao peso corporal, e o nível mais baixo de atividade física".
Leia Também: Médico revela a melhor forma de prevenir doenças cardíacas