O consumo de chocolate preto cinco vezes por semana, evitando o de leite, foi associado a uma redução do risco de diabetes tipo 2, de acordo com um novo estudo publicado no British Medical Journal. A relação é considerada "controversa" pelos investigadores, que referem que que a maioria dos estudos anteriores não explorou a diferença entre os tipos de chocolate.
Os equipa utilizou dados de três estudos, levados a cabo por enfermeiros e profissionais de saúde nos Estados Unidos. A análise de questionários realizados de quatro em quatro anos permitiu verificar a relação entre a diabetes tipo 2 e o consumo total de chocolate em 192 028 pessoas e o tipo de chocolate - preto ou de leite - em 111 654 pessoas. O controlo foi feito durante 25 anos.
Leia Também: O lado mau da bebida que muitas pessoas têm consumido para perder peso
Os dados mostram que, no grupo cujo consumo total de chocolate foi analisado, 18.862 pessoas desenvolveram diabetes tipo 2.
Os investigadores descobriram que as pessoas que comiam 28,3 gramas de chocolate, pelo menos cinco vezes por semana, apresentavam menos 10% de risco de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com as que nunca ou raramente comiam o doce. No grupo analisado por tipo de chocolate, 4.771 pessoas desenvolveram diabetes de tipo 2.
O risco de diabetes de tipo 2 entre as pessoas que comiam uma dose de chocolate preto cinco vezes por semana era 21% inferior. No entanto, um maior consumo de chocolate de leite, mas não de chocolate preto, foi associado a um aumento de peso a longo prazo.
Leia Também: Para começar bem o dia, há um cereal que deve fazer parte das suas manhãs