Pode ter ouvido dizer que consumir muito sal pode acabar por ser prejudicial. Contudo, 'nem oito, nem oitenta'. A verdade é que cortar no sal de vez pode também não ser algo que lhe traga benefícios.
Segundo o cardiologista Mustali Dohadwala este é o erro que muitos cometem na hora das refeições. "A ingestão zero de sódio na dieta pode levar a níveis clinicamente significativos de sódio no sangue, o que pode causar cãibras musculares graves, fraqueza, náuseas e vómitos e convulsões."
Revela que um pouco de sódio é importante para manter o volume sanguíneo estável e para que a pressão arterial não fique muito baixa.
Explica ainda que é preciso aumentar a ingestão de sódio quando acaba por suar muito, fazer exercício e quanto os dias estão muito quentes.
“Por exemplo, os atletas perdem muito sal quando transpiram. Precisa ser reposto para manter o volume sanguíneo e ajudar na recuperação muscular.” Ainda assim, é importante ter atenção às quantidades, já que sal em excesso acaba por ser prejudicial para a saúde.
Leia Também: Há um fruto seco viciante que ajuda a emagrecer e faz bem ao coração