A distensão abdominal, mais conhecida por barriga inchada, deve-se a inúmeras causas, sendo a mais comum uma dieta alimentar desequilibrada, como começa por explicar a nutricionista Bárbara Oliveira.
"Durante o dia, ao comer e beber, engolimos ar, principalmente se comermos rápido", escreve na rede social Instagram, referindo que "certos alimentos", como leguminosas, brócolos e cebola, "podem produzir mais gases durante a digestão".
Leia Também: O (popular) condimento que dispara o metabolismo e ajuda a perder peso
O facto de acorda 'magro' tem uma explicação. É que, "de manhã, o sistema digestivo está 'limpo' após o jejum noturno", mas, "à noite, o processo de digestão e fermentação dos alimentos pode causar inchaço".
Outra razão para estar inchado é o consumo de sal em excesso. "Pode levar à retenção de água", alerta a nutricionista, acrescentando ainda que "ficar muito tempo sentado ou de pé, reduz a circulação e agrava o inchaço".
Leia Também: Nunca mais volte a deitar fora as sementes do limão. Têm usos incríveis
Por fim, refere que "uma microbiota desiquilibrada pode aumentar a produção de gases e a sensação de inchaço ao longo do dia".
Para fazer face a esta situação, a nutricionista sugere: comer mais devagar, reduzir o teor de sal, não ficar sentado muito tempo seguida e melhorar a microbiota intestinal.
Leia Também: Uns amam, outros odeiam. O controverso alimento que reduz o colesterol