"O Natal é uma época mágica, recheada de tradições, momentos em família e, claro, deliciosas iguarias gastronómicas. No entanto, a abundância de pratos típicos e sobremesas irresistíveis pode facilmente levar a exageros que comprometem a saúde e o bem-estar. Adotar uma alimentação equilibrada durante as festividades não significa prescindir dos sabores da época, mas sim fazer escolhas conscientes.
O consumo excessivo de calorias, açúcar e gorduras saturadas durante o Natal pode ter efeitos imediatos e a longo prazo, no organismo. O inchaço, a sensação de cansaço e a indigestão são apenas algumas consequências imediatas comuns.
Para quem já tem problemas de saúde, como diabetes ou hipertensão, os excessos podem agravar o controlo dessas doenças. Manter o equilíbrio é essencial para começar o ano com boa disposição e saúde!
Além disso, nas famílias que têm crianças, este equilíbrio constitui um excelente exemplo, incentivando-as a desenvolver hábitos alimentares positivos desde cedo.
Evite ficar com sobras de sobremesas em casa
Talvez a recomendação mais importante para se conseguir este equilíbrio seja ter presente que o Natal são dois dias e não continua toda a semana entre Natal e Ano Novo ou, eventualmente, inicia ainda antes do Natal com vários jantares. No final do dia 25, evite ficar com sobras de sobremesas em casa. Para tal, planeie bem as quantidades de alimentos que compra ou prepara para sobrar menos, distribua as sobras com as suas visitas ou vizinhos, ou congele para comer mais tarde.
Em muitas mesas portuguesas, o jantar de Natal consiste em bacalhau cozido com todos, sendo um prato bem interessante do ponto de vista nutricional, pela abundância de hortícolas e pela adição de azeite.
Sirva-se de pequenas porções, mastigue calmamente e saboreie
Passando à sobremesa é que, habitualmente, surge uma panóplia de iguarias e apetece experimentar tudo. Sirva-se de pequenas porções, mastigue calmamente e saboreie. Se for um daqueles jantares que se prolongam noite dentro, vá experimentando as sobremesas ao longo do tempo, para não cair na tentação de repetir ao longo da noite.
Por outro lado, a mesa das sobremesas não precisa de ter apenas opções altamente calóricas. Por exemplo, a salada de fruta ou a fruta assada com canela ou com um pequeno toque de vinho do Porto são também muito agradáveis e muito menos calóricas.
Paralelamente, algumas receitas típicas ficam igualmente deliciosas se reduzir um pouco a quantidade de açúcar ou, eventualmente, se as preparar no forno ou airfryer, ao invés de fritar.
É fundamental que vá bebendo água
É, também, frequente esquecer-se a hidratação nestas festividades. É fundamental que vá bebendo água, até para facilitar a digestão e contribuir para o controlo do apetite. Se preferir, pode optar por águas aromatizadas ou infusões (por ex. de camomila, tília) para se hidratar.
As bebidas alcoólicas são uma presença constante no Natal e poderão perfeitamente lá estar, desde que consumidas com moderação, uma vez que estas, além de serem muito calóricas, podem causar desidratação.
Optar por um Natal (mais) saudável não significa prescindir do prazer à mesa, mas ser capaz de manter o equilíbrio e a moderação, celebrando com alegria e energia, cada momento, ao lado das pessoas que mais ama.
Desejo um Feliz Natal para si e para a sua família, repleto de saúde, sabor e momentos inesquecíveis!"
Leia Também: Oferecer chocolates neste Natal vai ficar mais caro. A culpa é do cacau