Enjoa nas viagens? Saiba o que deve fazer!

A otorrinolaringologista Rosa Castillo, coordenadora da Unidade de Vertigem do Hospital CUF Porto, assina este artigo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
13/12/2024 13:59 ‧ 13/12/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Nesta época final de ano são muito comuns as viagens de carro, barco, avião, comboio, entre outros meios de transporte. Muitas vezes realizadas em busca do descanso ou aventura, por vezes, estas viagens podem resultar em sintomas incómodos para algumas pessoas, como é o caso do enjoo. Saiba o que deve fazer para evitar este problema chamado cinetose. 

 

A cinetose ou enjoo de movimento acontece quando há um conflito entre várias informações sensoriais que chegam ao nosso cérebro: por exemplo quando viajamos em comboio contra o movimento, em que a visão nos dá um panorama diferente da sensação de movimento que é transmitida pelo ouvido interno através do vestíbulo.

Leia Também: Sintoma precoce de demência pode manifestar-se no banho

Este problema surge em qualquer situação que implique algum conflito sensorial, sobretudo em pessoas mais sensíveis, em qualquer altura do ano, mas é especialmente frequente em alturas onde há mais deslocações por exemplo nas férias. Outra característica deste problema é que pode acontecer nos vários transportes ou ser seletivo (ou seja só acontecer nos aviões, ou nos comboios, entre outros). 

Uma das situações mais frequentes acontece quando a pessoa viaja de carro no sítio de pendura (por ser o transporte globalmente mais usado), sobretudo em estradas sinuosas ou em condução com travagens e acelerações repentinas e repetidas, ou se ler ou fixar o ecrã do telemóvel ou computador, situações que aumentam o conflito sensorial no cérebro. Esta situação é muito frequente nas crianças mais pequenas pela imaturidade do sistema vestibular, mas também acontece nos adultos, especialmente os que têm enxaqueca pois apresentam uma hipersensibilidade ao movimento.

Leia Também: Inimigo silencioso. Nutricionista aponta oito sinais de colesterol alto

A pessoa sente tonturas, náuseas, vómitos, palidez, sudorese e mal estar, que, por vezes, obriga a interromper a viagem. Estes sintomas são muito limitativos e incapacitantes pelo que a pessoa normalmente procura o médico na tentativa de aliviar este quadro. 

É muito frequente também a cinetose nos barcos, sobretudo se a ondulação do mar for intensa, sendo também mais propício nos barcos mais pequenos. Em relação às viagens de avião também pode acontecer principalmente em viagens com intensas turbulências, ou ao descolar ou aterrar.

Na consulta de vertigem com uma correta história e exploração clínica consegue-se excluir outros problemas e tratar quando necessário, aliviando os sintomas. Aconselha-se a quem tem este problema, a viajar nos lugares da frente nos automóveis, autocarros, comboio, ou outros meios de transporte, evitar os lugares contra o movimento, prezar o ambiente fresco (abrindo quando possível uma janela), olhar em frente evitando movimentos cervicais e outras tarefas durante a viagem, e evitar viajar em jejum.

Leia Também: O corpo está a dar-lhe sinais de má circulação grave e nem desconfia

Quando estas medidas não são suficientes, o médico pode receitar fármacos antes da viagem. Também a reabilitação vestibular com estímulos optocinéticos ou realidade virtual poderá ser de ajuda nalguns casos, tendo como objetivo habituar a pessoa a estes conflitos sensoriais.

A boa notícia é que há solução para minimizar as queixas. Não deixe que a cinetose estrague a sua viagem. Fale com o seu médico.  

Leia Também: Perigo! Nem imagina que estas seis bebidas fazem mal ao intestino

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas