Começar o dia com um copo de água com limão tornou-se um hábito? Saiba o leitor que este simples gesto pode trazer benefícios significativos para o sistema digestivo e a prevenir diversos problemas de saúde.
Num vídeo publicado no Youtube, o médico Christian Aguiar explica que a água com limão promove a produção de enzimas digestivas e ácido clorídrico, melhorando a digestão de proteínas e a absorção de vitamina B12 no corpo.
Leia Também: Perigo! Nem imagina que estas seis bebidas fazem mal ao intestino
O especialista refere também que, devido ao ácido cítrico, a bebida aumenta a produção de bicarbonato, o que favorece o funcionamento das enzimas digestivas. Resultado: ajuda a desinflamar o intestino, combate a obstipação e melhora a digestão residual, evitando o mau hálito.
Outro benefício da água com limão é que aumenta igualmente a produção de citrato. Esta substância alcaliniza a urina e diminui o risco de formação de pedras nos rins e atua no equilíbrio do pH corporal. Além disso, por diminuir a acidez intracelular, reduz cãibras e previne a fadiga celular e muscular, previne a osteoporose e, entre outros benefícios, reduz o risco de enfarte e de acidente vascular cerebral.
O ideal, seguindo Aguiar, é ingerir cerca de 600 mililitros, em jejum, ao acordar ou durante as refeições, em pequenas quantidades. Pessoas com refluxo, úlceras ou gastrite erosiva deve evitar o consumo de água com limão em excesso.
Leia Também: Inimigo silencioso. Nutricionista aponta oito sinais de colesterol alto