O que comer para não acabar com a barriga inchada após o pequeno-almoço

Desta forma, evita ter de passar o dia todo a desabotoar o botão das calças.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/12/2024 07:59 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Volta e meia, dá por si a desabotoar o botão das calças após o pequeno-almoço para aliviar a pressão na zona da barriga? Não desespere. Para pôr fim ao desconforto da barriga inchada só tem de fazer escolhas inteligentes à mesa.

 

Ao jornal Metrópoles, no âmbito da rubrica 'Claudia Meireles', a nutricionista Ana Rosa Zaro defende que o dia deve começar com "comida de verdade", nomeadamente carboidratos saudáveis ou proteínas. "O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e determinante para a saúde digestiva e intestinal, controle glicémico e redução do processo inflamatório do organismo", refere, acrescentando ainda que deve iniciar o dia com 500 mililitros (ml) de água e um shot com ação inflamatória que inclui 100 ml de água, uma colher de café de curcuma, outra de gengibre em pó e meio limão espremido.

Leia Também: Pequeno fruto com sabor doce e floral ajuda a regular a pressão arterial

Os alimentos industrializados e processados são de evitar, pois aumentam a inflamação do organismo, associada a "uma série de doenças crónicas, como artrite, diabetes tipo 2 e condições cardíacas", como explica a nutricionista Adriana Loyola à mesma publicação. Para a especialista, os alimentos com propriedades anti-inflamatórias são das melhores escolhas. "Uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios pode contribuir para o bem-estar geral, melhorar a saúde do sistema imunitário e até mesmo ajudar na prevenção de doenças."

"A dieta anti-inflamatória melhora a saúde digestiva e intestinal, combatendo ou prevenindo a inflamação crónica no organismo, evitando o aparecimento de doenças crónicas, como diabetes, obesidade e cancro. Isto sem falar o quanto melhora o humor, a cognição, memória e sono", sublinha ainda.

Adriana Loyola é adepta de "ingredientes frescos e ricos em nutrientes" pela manhã. Aveia com frutas vermelhas e sementes, iogurte natural com curcuma e mel, omelete com espinafres e cogumelos e 'smoothie' verde com couve, gengibre e maçã são quatro opções sugeridas pela nutricionista.

Leia Também: A bebida matinal que melhora (e muito) a digestão. Cada gole é um alívio!

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas