É uma dúvida comum: os perfumes têm prazo de validade? Especialistas na área, citados na Byrdie, responderam a esta e outras questões e, sim, o perfume tem prazo de validade. Mas, claro, o prazo de validade depende de alguns fatores.
Por exemplo, muitos dos fabricantes de fragrâncias aconselham que se deite fora um frasco de perfume após um a três anos, mas em alguns casos pode continuar a utilizar um durante quatro ou mesmo cinco anos.
Leia Também: Novidades de beleza. Os lançamentos que vão revolucionar a sua rotina
Amandine Pallez, o diretor criativo da Bvlgari Parfums, explica que no fim do prazo de validade "os perfumes não perdem a intensidade, mas o cheiro tende a tornar-se oxidado, azedo, por vezes ácido ou metálico ou com notas de plástico." Pia Long, uma perfumista, explica ainda que "a maioria das fragrâncias tem uma tonalidade amarelada (a cor do óleo) e, quando se estraga, pode tornar-se castanho-escuro".
Certas fórmulas de perfumes podem estar mais vulneráveis a oxidação, "razão pela qual alguns perfumes duram mais do que outros", acrescenta.
Explica que "a oxidação pode provir das notas de topo, como os citrinos e os aromáticos". Já as fragrâncias com "notas de madeira, âmbar e couro são bastante estáveis, mesmo após três anos".
Leia Também: Estes são os cinco produtos de beleza do momento