Depois das festas, é normal que queira fazer um 'reset' ao organismo. As dietas detox acabam por ser muito procuradas. Contudo, é preciso ter alguns cuidados para evitar problemas.
O 'website' EatingWell falou com uma especialista para perceber o que pode acontecer ao seu corpo quando aposta neste tipo de dietas. "Faltam evidências científicas sobre o que é desintoxicação e quão eficaz pode ser", começa por dizer a dietista Shavonne Morrison.
"Algumas das práticas detox podem levar as pessoas a restringir certo tipo de alimentos sem necessidade, o que traz riscos à sua saúde." Desta forma, o risco de desidratação acaba por ser uma realidade.
"Tomar laxantes sem supervisão médica pode ser prejudicial, especialmente se não estiver a repor os fluidos se forma adequada." Poderá ainda aumentar a ingestão de vitaminas e minerais. "Embora isso possa ser algo positivo, estas dietas são tipicamente de curto prazo, assim como os hábitos saudáveis que acabam por ser recomendados."
Por outro lado, o detox poderá ainda fazer com que reduza a exposição a certas toxinas. Também o risco de vir a ter um distúrbio alimentar é maior. "Poderá aumentar o stress, aumentar os níveis de cortisol e até o apetite. A combinação destes fatores aumenta o risco de vir a aumentar o peso e até vir a ter outros problemas."
Leia Também: Nutricionista indica 20 alimentos baixos em calorias (e muito saciantes)