Passa horas no telemóvel? Como evitar lesões no pescoço e coluna

O uso recorrente deste tipo de dispositivos pode trazer vários problemas. Uma forma de evitá-los é seguir as dicas de alguns médicos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/01/2025 08:07 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Seja nos transportes ou em casa, é possível que passe várias horas ao telemóvel. A sua coluna e a zona dos pescoço acabam por sofrer muito devido à posição em que está. Assim, pode ser importante seguir algumas dicas para evitar este tipo de problemas.

 

A revista Parade falou com os médicos Michael Gerling e Alan A. Nourian para perceber o que pode mudar nestes hábitos para evitar dores e lesões mais graves no futuro. Uma das sugestões passa por manter a cabeça levantada a maior parte do tempo.

"É aconselhável que as pessoas levantem a cabeça regularmente, olhem para frente ou estiquem o pescoço para trás para aliviar os músculos e reduzir a irritação", conta Michael Gerling. Por outro lado, pode fazer as chamadas flexões de queixo.

Consiste em colocar o queixo mais próximo da zona do peito e manter a posição ao longo de alguns segundos. "Irá ajudar a alinhar a coluna."

Também mudar a posição do telemóvel pode ser útil. "Deverá alinhar o dispositivo para manter o pescoço direito em vez de o inclinar", explica Alan A. Nourian. Fazer algumas posturas de ioga é mais uma dica.

Também ir ao ginásio pode trazer benefícios. "Existem vários exercícios que podem fortalecer os músculos das costas e do pescoço." Por fim, limitar o tempo que passa ao telemóvel é outro conselho.

"Deve estar sempre atento à postura e colocar o dispositivo na sua linha de visão. Limitar o tempo de utilização é a melhor maneira de reduzir os riscos de vários problemas. Pode ainda fazer pausas a cada meia hora ou hora de cinco a 10 minutos", continua Michael Gerling.

Leia Também: Nunca desvalorize uma dor abdominal. Eis os problemas que está a ignorar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas