Já não sabe há quanto tempo tem o pacote de farinha que está na dispensa? Pode estar estragado? Jen Bapton, uma dietista, citada na Better Homes and Gardens, esclareceu todas as suas dúvidas sobre ingredientes como a farinha, o sal, o açúcar, as especiarias e as ervas aromáticas.
Então, segundo a especialista, a farinha pode "albergar bactérias causadoras de doenças". Geralmente, tem a data de validade no saco, mas se estiver aberta pode estragar-se antes dependendo do local onde está armazenada. Por isso, independentemente da data de validade, aconselha que não a consuma se reparar em mudanças de textura ou cor.
Leia Também: É isto que tem de fazer cinco minutos antes de cozer ovos
Já as especiarias e as ervas aromáticas podem ficar estragadas em um ano ou dois. Explica ainda que "as especiarias moídas têm cerca de metade do prazo de validade das especiarias inteiras". Deve sempre cheirar as especiarias e as ervas aromáticas antes de usar. Se o aroma não for intenso pode estar na hora de deitá-las ao lixo.
Segundo a dietista, "o açúcar e o sal nunca perdem a validade, mas alguns dos ingredientes adicionados ao sal, como o iodo, podem começar a decompor-se, pelo que deve tentar utilizá-lo no prazo de cinco anos".
É ainda possível que estes ingredientes comecem a aglomerar-se com o tempo, especialmente quando estão expostos a humidade, mas este fator não indica a qualidade do sal ou do açúcar.
Leia Também: É assim que deve escolher e guardar os pimentos