É importante 'alimentar' o cérebro. Como? Escolhendo alimentos que tenham características benéficas para este órgão tão importante. Claire Merrifield, uma médica, citada no Huffpost, agregador de blogues, enumerou alguns que recomenda e explicou as qualidades de cada um.
Primeiro menciona alimentos ricos em ómega-3, nomeadamente o salmão, atum, cavala, frutos secos e sementes. Geralmente, os ácidos ómega-3 "aumentam os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pela motivação, recompensa e prazer".
Fala especificamente das nozes que "contêm níveis elevados de DHA, um ácido ómega-3 que nos ajuda a manter a concentração", assim como "o dobro da quantidade de antioxidantes que outros frutos secos".
Também fala dos vegetais crucíferos. É o caso dos brócolos, couves-de-bruxelas e couve 'kale' que são "ricos em nutrientes como a vitamina C e flavoinoides, ambos são antioxidantes que podem ajudar a melhorar a saúde do cérebro", explica. Também contêm muitas propriedades que podem reduzir o risco de diferentes tipos de cancro.
Leia Também: Neurologista revela como o exercício pode ser benéfico para o cérebro