Vinhais vai contar este ano com 50 produtores do concelho e lança dois novos concursos na 45.ª edição da Feira do Fumeiro, marcada de 6 a 9 de fevereiro, foi esta terça-feira revelado no dia da apresentação do certame.
São mais quatro produtores de Vinhais em relação ao ano passado, jovens, revelou à Lusa o presidente do município, Luís Fernandes, acrescentando que esta é uma "novidade positiva", que "demonstra a importância e vitalidade do setor" para Vinhais.
Leia Também: O cheiro a pão artesanal da Gleba já chegou ao...
A estes 50 produtores vinhaenses, juntam-se mais 20 de outros concelhos do distrito de Bragança, que partilham a Indicação Geográfica Protegida (IGP) da criação do porco bísaro, raça cuja carne está na base do fumeiro. A feira estreia ainda o concurso do salpicão e da chouriça, enchidos feitos apenas com carne.
"E depois, tendo em atenção que a alheira de Vinhais foi considera pelo segundo ano consecutivo o melhor enchido do mundo, vamos ter durante dois dias, sábado e domingo, a prepará-la para as pessoas poderem degustar (...)", continuou Luís Fernandes, fazendo referência à distinção atribuída pelo TasteAtlas, um guia gastronómico na internet.
A apresentação foi feita numa cozinha regional localizada em Seixas, que Luís Fernandes indicou ser uma homenagem a quem, ao longo dos anos que já leva a feira, para ele tem contribuído "à lareira, fazendo este produto magnífico".
Leia Também: Fumeiro é um produto de tradições que encontra palco na feira de Boticas
Se a castanha continua a ser o produto com mais peso na economia de Vinhais, a movimentar anualmente entre 12 a 15 milhões, o fumeiro tem, por sua vez, um peso que ainda tem potencial para crescer, considerou Luís Fernandes.
Os valores que o fumeiro representa na economia local são flutuantes de ano para ano, explicou Luís, estando situados entre os sete a 10 milhões de euros, e que é produzido não chega para a crescente procura.
"É verdade que é uma área que tem um potencial muito grande e que pode levar à fixação de pessoas no concelho, tendo em atenção aquilo que são as potencialidades destes produtos, que cada vez mais são procurados, até pelas distinções que têm tido".
Na animação musical, dia 7, sexta-feira, Vinhais recebe Ana Moura. No sábado é a vez de Tony Carreira, a quem se segue o DJ Kura.
Leia Também: Alerta, happy hour. Oceanário de Lisboa está com bilhetes a 13 euros