Com as temperaturas mais baixas do inverno a fazer das suas, as gripes e constipações tornam-se mais frequentes. Como tal, "um sistema imunitário saudável é crucial para uma defesa adequada do organismo a infeções, e as vitaminas desempenham um papel importante neste processo", pode ler-se num comunicado da Bayer.
Acontece que um sistema imunitário forte "depende da ingestão de uma variedade de nutrientes, incluindo vitaminas". "Apesar de uma alimentação equilibrada ser a melhor forma para obter as vitaminas necessárias, a suplementação pode ser benéfica, especialmente durante os meses de outono e inverno, devido às mudanças de temperatura, ou em situações de maior necessidade."
Leia Também: Nutricionista recomenda hortícola com mais vitamina C do que a laranja
Para ajudá-lo a reforçar as suas defesas, há sete vitaminas e minerais essenciais. A saber:
Vitamina C
Conhecida pelas suas propriedades antioxidantes, a vitamina C contribui para a função normal do sistema imunitário, protegendo as células contra danos oxidativos. Tem também um papel ativo na produção de colagénio, sendo fundamental para a saúde da pele, do coração e das mucosas, que atuam como barreiras contra agentes patogénicos.
2- Vitamina D
É crucial na função imunitária e na saúde óssea. O seu défice pode aumentar o risco de infeções, pelo que a suplementação desta vitamina durante os meses mais frios pode ser benéfica.
3- Vitamina A
É necessária para a saúde das mucosas, que revestem as vias respiratórias e o trato digestivo. A vitamina A é antioxidante e contribui para a primeira linha de defesa do organismo contra as infeções, atuando ainda na saúde dos nossos olhos.
Leia Também: Prisão de ventre? Cinco passos para 'soltar' o intestino
4- Magnésio
É um mineral vital para a saúde óssea, muscular, cardiovascular, cerebral e mental. Contribui para a regulação da pressão arterial e glicemia, produção de energia, síntese proteica, função imunitária e saúde digestiva. A sua deficiência pode causar fadiga, fraqueza, cãibras e problemas cardíacos.
5- Vitaminas do complexo B
As vitaminas B, como a B6, B9 (ácido fólico) e B12 são importantes para a produção e função das células imunitárias. Contribuem para a formação de anticorpos e para uma resposta imunitária mais eficaz. A B6 e B12 ajudam a melhorar a função mental e cognitiva. Já as vitaminas B1 e B12 beneficiam as funções do sistema nervoso.
6- Zinco
É um mineral chave para o desenvolvimento e função das células do nosso sistema imunitário, atuando na resposta inflamatória e na cicatrização de tecidos.
7- Selénio
É um mineral com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras, que protege as células contra os dados oxidativos e contribui para a função normal do sistema imunitário.
Leia Também: É este o chá que um médico recomenda para 'matar' fungos intestinais