Para emagrecer tem de apostar na atividade física. Felizmente isto não significa que tem de passar horas nas máquinas do ginásio. Existem alternativas. Por exemplo, os especialistas da Mayo Clinic,, uma organização sem fins lucrativos focada na prática clínica, citados no BestLife, afirmam que existem formas simples de queimar calorias sem treinos intensos.
Basicamente recomendam a técnica 'NEAT', ou seja, termogénese de atividade sem exercício. É uma forma de queimar calorias "através do movimento físico diário fora do exercício planeado".
Leia Também: São anti-inflamatórios e ajudam a emagrecer. Conheça estes 10 alimentos
Isto pode incluir "as tarefas domésticas, atividades como passear o cão, cortar a relva, utilizar as escadas em vez do elevador ou cozinhar", acrescentam.
Especialistas da Harvard Health aconselham o mesmo e explicam como colocar em prática. Pode experimentar "andar de um lado para o outro enquanto fala ao telefone".
Também recomendam que, "sempre que possível, caminhar pelo corredor para falar com um colega em vez de enviar um e-mail ou telefonar. Seja menos eficiente ao limpar a casa, alternando as tarefas em andares diferentes, de modo a ter de subir e descer as escadas com mais frequência".
Leia Também: Fazer sauna tem muitos benefícios. Também ajuda a queimar calorias?
Existem algumas estimativas de quantas calorias consegue queimar ao fazer certas tarefas domésticas. Por exemplo, segundo a WebMD, citada no mesmo website, ao aspirar durante meia hora pode queimar 99 a 166 calorias. Já ao cortar a relva pode queimar entre 135 a 200 calorias.
Kate Russell, uma fisiologista na Mayo Clinic, explica que "dependendo do tipo, duração e intensidade, fazer exercício durante uma hora pode queimar até 500 calorias adicionais por dia. Ter um estilo de vida ativo com NEAT intencional pode queimar até mil calorias".
Leia Também: Está com dificuldade em perder peso e estes são os cinco culpados