Sente que fazer amigos torna-se mais difícil a partir de uma certa idade? Não está sozinho. É um sentimento partilhado por muitos e, segundo Tami Zak, uma terapeuta, citada no BestLife, existem algumas razões para isto acontecer.
Normalmente "queremos que as amizades sejam fáceis e despreocupadas como eram na altura da escola ou universidade, mas a vida pode trazer mudanças e as pessoas também mudam", explica.
Leia Também: Nunca faz 'match'? Dicas para um perfil de sucesso nas apps de encontros
"É aí que o esforço e a intencionalidade fazem a diferença, especialmente quando a agitação da vida entra em ação", acrescenta.
Já Becca Reed, outra terapeuta, explica que com a idade e "depois de terem acumulado experiências de rejeição ou traição", a maioria das pessoas torna-se mais fechada e desconfiada.
Para além disto, "um dos maiores obstáculos às amizades dos adultos são as grandes mudanças na vida, como mudar de casa, sair ou entrar numa relação duradoura, começar uma família ou lidar com o stress e o esgotamento no local de trabalho", explica Vikas Keshri, diretor clínico e fundador da Bloom Clinical Care.
"Quando os adultos, ou qualquer pessoa, passam por mudança no seu estilo de vida, isso pode levar a medos de rejeição, baixa autoestima e falta de confiança".
Leia Também: Psicóloga revela os cinco tipos de amigos que todos precisamos