É uma dúvida comum: o sal tem prazo de validade? "O sal é cloreto de sódio (NaCl), e continuará sempre a ser cloreto de sódio", por isso, "não se estraga", explica Donald Schaffner, um professor de microbiologia alimentar e especialista em extensão na Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, citado na Better Homes and Gardens.
Mas, claro, "o sal puro pode aglomerar-se ou endurecer com o tempo, e qualquer tipo de sal com outros ingredientes adicionados pode perder qualidade com o tempo", acrescenta Sarah Brekke, a responsável pela Better Homes and Gardens Test Kitchen.
Leia Também: Ingredientes como farinha, açúcar e especiarias têm prazo de validade?
Já os especialistas da Morton Salt confirmam que o sal pode ter uma data de validade porque certos tipos de sal "contêm ingredientes antiaglomerantes que podem reduzir a sua eficácia com a idade". Já outros, especialmente o sal de mesa, "incluem iodo que se pode dissipar".
Tendo isto em conta, se a embalagem não indicar uma data de validade, os especialistas recomendam que não utilize a mesma embalagem de sal mesa ou de sal marinho durante mais de cinco anos depois de aberto. Já o sal rosa dos Himalaias e o sal com infusão de sabores deve ser usado durante três anos depois de aberto.
Leia Também: Os alimentos que, afinal, pode comer depois do fim do prazo de validade