Novo tratamento contra esclerose múltipla pode estar a caminho

Esta pode ser uma nova esperança na cura desta doença. Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou resultados promissores.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
20/02/2025 08:20 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Esclerose múltipla

Um novo estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou um novo tratamento que poderá vir a ser usado no tratamento da esclerose múltipla. Em causa está um implante que foi testado em animais que retardou ou interrompeu uma condição degenerativa semelhante à esclerose múltipla.

 

Quando o tratamento foi iniciado mais cedo, os animais acabaram por não desenvolver qualquer sintoma de paralisia. Quando administrado depois dos primeiros sinais, os sintomas acabaram por revelar-se menores.

O implante usado é conhecido como scaffold. Ajudou a perceber a diferença entre as células saudáveis das menos saudáveis. "Conseguimos obter uma forma de perceber a dinâmica da doença e investigar os mecanismos subjacentes, particularmente nos estágios iniciais", revelou Lonnie Shea, um dos autores do estudo.

"Tratamentos que visam estes sintomas iniciais podem interromper a progressão da doença antes do aparecimento de danos significativos nos tecidos."

Leia Também: O seu cérebro agradece (e muito) que consuma mais estes alimentos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas