Segundo um estudo publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de alimentos ricos flavonoides pode melhorar a saúde do cérebro e retardar o envelhecimento.
Flavonoides tratam-se de compostos que se encontram em alguns alimentos que são anti inflamatórios e antioxidantes. Maçãs, frutos vermelhos, vinho tinto, chocolate negro, chás e frutas cítricas são alguns dos alimentos ricos em flavonoides.
Leia Também: O seu cérebro agradece (e muito) que consuma mais estes alimentos
No estudo foram acompanhadas mais de 62 mil pessoas entre 1990 e 2014 e ainda entre 2006 e 2018. A cada quatro anos foram questionados sobre as suas preferências alimentares.
Quem consumiu mais alimentos ricos em flavonoides teve um risco 11% menor de vir a declínio cognitivo e 7% menos risco de deficiência física. Estes resultados foram revelados em quem consumiu três porções deste tipo de alimentos ao longo de uma semana.
Melhores resultados foram apresentados em quem consumiu sete porções por semana. No caso dos homens, foi associado a um risco 60% menor de declínio na saúde mental.
Leia Também: Sexo biológico tem impacto no neurodesenvolvimento dos bebés?