O ciúme. Muitas vezes, começa como um pensamento passageiro - uma sensação de desconforto quando o seu parceiro fala sobre outra pessoa ou uma necessidade repentina de segurança. Mas, quando não é controlado, ele não fica apenas na sua mente. Infiltra-se nas suas ações, mudando a maneira como comunica, reage e se conecta.
O que torna o ciúme complicado é que ele nem sempre se manifesta como possessividade óbvia. Às vezes, disfarça-se em comportamentos mais subtis, como analisar demasiado as palavras do seu parceiro, sentir ressentimento por pequenas questões ou comparar-se com os outros.
Na verdade, pode fazê-lo ver problemas onde não existem ou levá-lo a agir de maneiras que geram tensão.
Leia Também: Os conselhos dos especialistas para deixar de sentir ciúmes
Mark Travers, psicólogo, aponta as três piores formas de mostrar ciúmes no seu relacionamento. Ora tome nota.
1 - Tentar deixar o seu parceiro ciumento
"Algumas pessoas podem reagir ao ciúme tentando desencadeá-lo no parceiro. Podem namoriscar com outras pessoas, trazer à tona relacionamentos passados ou exagerar na atenção de outra pessoa. Esse comportamento costuma ser uma tentativa de se sentir desejado, testar o comprometimento do parceiro ou recuperar o controlo do relacionamento".
2 - Dar respostas passivo-agressivas
"Ao invés de ter uma conversa franca, algumas pessoas podem recorrer a comportamentos passivo-agressivos, o que pode criar distanciamento emocional no relacionamento. Esses comportamentos podem incluir: Fazer comentários sarcásticos ou incisivos; agir com frieza; criticar subtilmente as escolhas ou ações do outro".
3 - Envolver-se em comportamentos controladores
"Quando o ciúme toma conta de si, pode tentar apegar-se ao seu parceiro de maneiras que parecem protetoras, mas que, inadvertidamente, o afastam. Perguntar constantemente como é que ele está, pedir segurança ou sentir-se desconfortável quando ele passa tempo com outras pessoas, são alguns desses comportamentos. Sem perceber, pode estar a cruzar a linha entre o amor e o controlo".
Leia Também: Traição emocional? Existem alguns sinais a que deve estar atento