Se fica sempre na dúvida se o tamanho do seu abdómen se deve ao excesso gordura ou ao inchaço provocado pela retenção de líquidos, há um teste simples e rápido que pode fazer em casa, revela o UOL.
Retenção de líquidos: A retenção de líquidos pode ser causada pelo consumo frequente de alimentos ricos em sódio, por desequilíbrios hormonais, devido a alguns medicamentos ou por outras alterações no organismo. E esse inchaço é um acúmulo de líquido nos tecidos periféricos. Este problema afeta mais determinadas zonas do corpo: barriga, pés, tornozelos, mãos e pernas, de acordo com a nutricionista Dr. Evelin Siqueira, citada pelo mesmo site. A especialista afirma que o inchaço pode aumentar o peso corporal em até três quilos.
Gordura localizada: Resulta da acumulação de tecido adiposo em algumas áreas do corpo, como as ancas e o abdómen. O aumento deste tecido é reflexo da má alimentação e de um estilo de vida sedentário, explica a especialista.
Como saber se o seu ‘pneu’ é gordura ou retenção de líquidos? Com os dedos em pinça, aperte a pele da região que quer analisar por apenas dois segundos e observe. Se a marca do dedo permanecer por três segundos, é sinal de que há líquido retido nos tecidos periféricos. Se não acontecer, os ‘pneus’ devem-se ao aumento de gordura, sugere a nutricionista.
Mas, se quiser fazer uma avaliação detalhada da sua composição corporal, a nutricionista recomenda que faça um exame chamado Bioimpedância, que determina, por multifrequência, a quantidade de massa gorda, massa isenta de gordura e osso, a quantidade de água e o conteúdo mineral ósseo.