Faça o teste e perceba se o seu 'pneu' é de gordura ou inchaço

Acha que está com uns 'pneuzinhos' a mais? Saiba se se trata de gordura acumulada ou de retenção de líquidos.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
23/07/2015 21:32 ‧ 23/07/2015 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Corpo

Se fica sempre na dúvida se o tamanho do seu abdómen se deve ao excesso gordura ou ao inchaço provocado pela retenção de líquidos, há um teste simples e rápido que pode fazer em casa, revela o UOL. 

Retenção de líquidos: A retenção de líquidos pode ser causada pelo consumo frequente de alimentos ricos em sódio, por desequilíbrios hormonais, devido a alguns medicamentos ou por outras alterações no organismo. E esse inchaço é um acúmulo de líquido nos tecidos periféricos. Este problema afeta mais determinadas zonas do corpo: barriga, pés, tornozelos, mãos e pernas, de acordo com a nutricionista Dr. Evelin Siqueira, citada pelo mesmo site. A especialista afirma que o inchaço pode aumentar o peso corporal em até três quilos.

Gordura localizada: Resulta da acumulação de tecido adiposo em algumas áreas do corpo, como as ancas e o abdómen. O aumento deste tecido é reflexo da má alimentação e de um estilo de vida sedentário, explica a especialista.

Como saber se o seu ‘pneu’ é gordura ou retenção de líquidos? Com os dedos em pinça, aperte a pele da região que quer analisar por apenas dois segundos e observe. Se a marca do dedo permanecer por três segundos, é sinal de que há líquido retido nos tecidos periféricos. Se não acontecer, os ‘pneus’ devem-se ao aumento de gordura, sugere a nutricionista.

Mas, se quiser fazer uma avaliação detalhada da sua composição corporal, a nutricionista recomenda que faça um exame chamado Bioimpedância, que determina, por multifrequência, a quantidade de massa gorda, massa isenta de gordura e osso, a quantidade de água e o conteúdo mineral ósseo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas