Seja por uma série, por um filme tardio, um jantar de amigos ou simplesmente por trabalho acumulado. É comum escapar às oito horas noturnas de sono, mas quando tal acontece é importante saber como reagir no dia seguinte.
A pensar naqueles que dormem pouco, a revista Shape listou algumas das melhores técnicas para se manter acordado ao longo do dia, e não, não implica beber mais do que três cafés.
O primeiro passo é não adiar o despertador. Quando se dorme pouco, é comum ter dificuldade em acordar, por isso nada melhor do que ‘saltar’ da cama assim que o despertador toca – e aqui é permitido fazer uma pequena batota: colocar o despertador para tocar dez minutos depois do habitual.
De seguida, há que afastar as cortinas ou acender as luzes. A claridade ajuda a despertar. Tal como a água fria. Para os mais corajosos, a Shape recomenda um duche com água fria.
E se é comum praticar exercício físico, nada melhor do que fazê-lo de manhã, mas de uma forma mais calma, uma vez que o corpo não conseguiu recuperar a energia necessária com o sono. A atividade física desperta o corpo e a mente, por isso, toca a dar uma corrida matinal.
O café, claro, é outra recomendação, assim como a água. Manter o organismo hidratado ajuda o corpo a não sentir-se cansado e com sono.
Se a viagem para o trabalho for curta, o melhor é ir a pé nos dias em que se dorme pouco.