Pequenos em tamanho, mas grandes em nutrientes, os mirtilos são um dos frutos mais essenciais para a saúde. Frequentes no final da primavera e durante o verão, os mirtilos devem, porém, ser presença frequente na dieta, que se quer moderada e equilibrada.
Não é por serem uma ‘fruta de época’ que os mirtilos deixam de ser validos durante todo o ano. Pelo contrário. Este pequeno fruto pode ser congelado sem que as suas propriedades se percam.
Quando congelados, a quantidade de antocianina presente nos mirtilos mantém-se ou torna-se maior. Falamos do pigmento responsável pela tonalidade azul do fruto e que tem uma ação anti-inflamatória, antialérgica e de proteção contra o cancro, a diabetes e os problemas cardiovasculares e ainda aliada da boa memória e da saúde cognitva. Todas estas propriedades continuam intactas mesmo depois de congeladas.
Além de terem saúde ‘para dar e para vender’, os mirtilos congelados dão um toque fresco aos iogurtes, podem ser adicionados em bolos e batidos e dar ainda origem a gelados cremosos e saudáveis.