Tomar banho de manhã ou depois do dia de trabalho (mais para o final do dia, princípio da noite) diz muito sobre a personalidade e necessidade de cada pessoa.
Embora não exista uma hora concreta para se tomar banho, é importante escolher entre fazê-lo de manhã ou ao final do dia. E isto porque a hora do banho deve coincidir com aquilo que uma pessoa procura.
Para quem quer acordar com mais energia ou deixar o mau-humor matinal (muitas vezes resultado do cansaço com que se acorda), não há nada melhor do que tomar um banho logo pela manhã. Seja com água quente ou fria, o banho matinal ajuda a relaxar, a reduzir o período de sonolência e neutraliza ainda o sistema parassimpático dominante.
Mas tomar banho de manhã não é apenas um hábito que os mais preguiçosos a acordar devem ter. As pessoas que precisam de ter uma mente ativa e criativa durante o trabalho devem também optar pelo duche matinal, lê-se num artigo do El País que reuniu depoimentos de alguns especialistas espanhóis.
Contudo, o banho ao final do dia, ou início da noite, é a melhor opção para quem quer ‘desligar-se’ do dia de trabalho ou para quem tem problemas de sono. A temperatura da água é o fator principal, sendo que a preferência deve recair para a água quente quando o objetivo é ter uma noite de sono tranquila.
Mesmo que não haja qualquer problema para a saúde em tomar banho de manhã, a verdade é que o duche noturno melhora a higiene, uma vez que grande parte do suor, produção de sebo e agressões dos ‘agentes externos’ são obtidos durante o dia. Para quem quer uma pele mais limpa e saudável, o banho à noite é o mais indicado.