Cancerígeno estará presente em mais de 17% das batatas fritas

Um estudo realizado em Espanha encontrou níveis “injustificadamente elevados” de acrilamida, uma substância que se forma na fritura das batatas.

Notícia

© PixaBay

Notícias Ao Minuto
21/10/2015 20:54 ‧ 21/10/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Cerca de um em cada cinco pacotes de batatas fritas em Espanha apresenta uma substância cancerígena, a acrilamida, acima dos níveis recomendados pela Comissão Europeia. O alerta é dado pelo estudo realizado por cientistas do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).

A acrilamida forma-se de forma natural a partir dos açúcares e aminoácidos em processos industriais de frituras acima dos 120º.

Depois de analisarem 40 marcas os investigadores encontraram níveis de acrilamida que variam até 80%.

Em junho, a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) alertou que “a acrilamida nos alimentos é uma preocupação para a saúde pública”, uma vez que danifica o ADN e é cancerígena, como concluíram vários estudos feitos em animais, destaca o El País.

Os autores do estudo alertam os “níveis injustificadamente elevados poderão ser combatidos com uma adequada seleção da matéria-prima e ajustes das operações de fritura”, ainda assim aplaudem “a tendência satisfatória” observada na última década, com uma redução de quase 58%. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas